Pesquisar

Especial Panela de Pressão I


Tô devendo esse post à minha amiga Larissa faz um tempinho. Então aqui vão receitas simples e práticas feitas na panela de pressão desde o básico arroz e feijão até alguns pratos um pouco mais elaborados. Espero que gostem. Hoje vamos ter o arroz e feijão de cada dia e um macarrão que já foi postado no blog.



Arroz de Panela de Pressão

Como faz bastante tempo que faço esse arroz, aliás nunca fiz arroz em outra panela, eu não me recordo mais as medidas exatas porque já faço tudo a olho. No caso da água, encontrei a medida abaixo e acho que é bem isso, fica mais ou menos 1 dedo cobrindo o arroz.

Ingredientes

  • Para cada 2 copos de arroz, 3 copos de água
  • Um fio de óleo ou azeite
  • Sal a gosto
  • Alho Picado à gosto
Modo de Fazer
Frite o alho no azeite, acrescente o arroz, o sal e a água. Mexa bem. Feche a panela. Quando começar a pressão deixe por 5 minutos, apague o fogo e só abra a panela quando a pressão estiver acabado.

Uma dica é acrescentar frango ja desfiado, calabresa ou carne seca desfiada ao arroz antes de fechá-lo na pressão. Fica super saboroso.

Feijão (Passo a Passo)


  1. Escolha o feijão, lave-o bem, duas ou 3 vezes e deixe-o de molho por aproximadamente 8 horas (se estiver com mais pressa, pode deixar de molho na água quente por 2 horas, caso não deixe de molho  a quantidade de água deve aumentar). 
  2. Para cada medida de feijão coloque na panela para ferver 3 medidas de água. Ex: Se vai cozinhar 2 copos de feijão, deverá usar 6 copos de água. Caso não tenha deixado de molho a medida aumenta para 8 copos de água.
  3. Quando a panela começar a pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. 
  4. Retire-a do fogo e espere acabar a pressão e veja se está cozido. Caso não esteja, leve-o de volta ao fogo por mais uns 10 minutos e verifique se a água não está acabando.
  5. Depois que ele estiver cozido, tempere-o com sal a gosto (aproximadamente meia colher de sopa) e alho picado frito. (Coloque sal aos poucos, caso salgue demais o feijão, acrescente pedaços de batata e deixe ferver um pouco).
  6. Verifique se o caldo está a seu gosto. Caso esteja ralo, leve ao fogo novamente, mas sem a tampa da pressão, só pra ir fervendo e engrossar.
Macarrão de Panela de Pressão

4 comentários:

  1. Os adultos vivem dizendo que a adolescência é um dos perídos mais
    marcantes da vida. Mais o que o adolescente pensa disso?
    (sinopse do meu blog)
    Acessa o meu blog?
    "Blog de uma adolescente"

    http://blogdeumagarotaadolescente.blogspot.com/

    Espero a sua visita, se gostar do meu blog segue lá,
    ficarei muito feliz. Desde já obrigada;
    tenha uma ótima semana, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Mááááááá ...

    Vc acaba de salvar os meus futuros almoços e jantares despois de casada!
    Obrigada pelo arroz e feijão!

    Saudades.
    Larissa Ávila.

    ResponderExcluir
  3. Olá vim de fazer uma visita, parabéns pelo blog, estou de esperando no meu bjs.
    http://drea-amigos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Mari, tô estreando ainda no quesito panela de pressão (comprei uma das mais modernosas aproveitando um cupom desconto Walmart ) e adorei suas receitas. Práticas e saborosas. Brigada. Bj. Clara

    ResponderExcluir