Cupcake de Chocotorta


Na minha última viagem (para Buenos Aires) me deparei com um cupcake feito de chocotorta. Para que não sabe, chocotorta é um doce típico argentino e muito simples de ser feito. Basicamente é uma releitura do nosso conhecido pavê, mas feito com bolacha de chocolate e o recheio de doce de leite. Curiosa eu andei procurando receitas e o recheio pode ser com creme de leite ou cream cheese. Achei que com o cream cheese o negócio funcionaria melhor por dar uma quebra no doce. Como eu comprei doce de leite da Havanna (geeeente, pra quem é fã desse doce como eu, morre em cada colherada, sem contar os sorvetes de lá) resolvi fazer adaptar uma receita de cupcake de chocolate com mousse de doce de leite e ver o que dava. E o que deu foi essa gostosura de cupcake aí. Anotem a receitinha!


Ah, a receita que eu fiz rendeu 4 cupcakes grandes, mas fiquem a vontade para fazer quantos quiserem. É que como moro sozinha, fazer muita coisa acaba em desperdício.

Ingredientes bolo
  • 1 ovo
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 4 colheres (sopa) de leite 
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 4 bolachas de chocolate de sua preferência trituradas (eu usei a oreo, tirei o recheio e coloquei os pedacinhos da bolacha, mas pode ser cookies, passatempo, etc)

Modo de Fazer
Misture todos os ingredientes e encha até a metade das formas para cupcake. Leve assar até que o bolo esteja pronto (mesmo ponto do bolo tradicional).

Ingredientes cobertura
  • 50 gramas de cream cheese (usei uma versão light)
  • 50 gramas de doce de leite (tem que ser um bem consistente)
  • 1 clara em neve

Modo de Fazer
Misture o cream cheese com o doce de leite. Eu usei essas medidas, mas elas vão variar dependendo do doce usado. Coloque o doce aos poucos de modo de fique com um sabor muuuuito bom e ainda firme. Acrescente as claras e leve gelar. Cubra os cupcakes a gosto.
Ah, eu os recheei com doce de leite também, para isso, depois de assados, retirei uma tampinha dele, e enchi com o doce antes de cobrir.

0 comentários, deixe o seu!:

Postar um comentário